Home / Catolé do Rocha / Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 400 pessoas e realiza 43 cirurgias pelo Opera Paraíba

Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 400 pessoas e realiza 43 cirurgias pelo Opera Paraíba

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Catolé do Rocha, realizou 406 atendimentos ambulatoriais, 43 cirurgias oftalmológicas pelo Programa Opera Paraíba e três partos. Esses dados se referem ao plantão do final de semana no período de sexta-feira (19) a domingo (21). As cirurgias foram de amigdalectomia (remoção das amígdalas palatinas), adenoidectomia (retirada da adenoide), e turbinectomia (cirurgia para ajudar a aliviar a congestão nasal crônica).

Neste período, o hospital realizou ainda 253 exames laboratoriais, 91 exames de Raios-X e uma curetagem (pequeno procedimento recomendado para remover qualquer tipo de tecido do útero) e 58 pessoas foram internadas, sendo a maior parte delas, 43 no total, os pacientes das cirurgias do Opera Paraíba. As demais causas de internação foi de pacientes com dor torácica, encefalopatia hepática (deterioração da função cerebral), dor abdominal, GECA (gastroenterocolite aguda, que é uma inflamação gastrointestinal), sepcemia (infecção no sangue) e pneumonia nosocomial (PNM).

Dos 406 atendimentos ambulatoriais, 149 foram realizados na sexta-feira (19), 142 no sábado (20), e outros 115 aconteceram no domingo (21). Entre as causas mais recorrentes de procura pelo serviço hospitalar, a maior demanda foi de pessoas com  queixas de dores, com 57 casos, seguido de ocorrências de síndrome gripal, com 42 registros, e depois situações de cefaleia, com 22 entradas, entre outros motivos com menores registros.

Das cirurgias do Opera Paraíba, foram realizados 15 procedimentos na sexta-feira, outros 15 no sábado e mais 13 no domingo. O agricultor Wylkon Alves Fernandes foi um dos pacientes que fizeram a cirurgia de remoção das amígdalas. Com 21 anos, ele sofria com  problemas na garganta há  mais de um ano, o que atrapalhava  a rotina do seu trabalho e na própria dinâmica de vida. “Eu estava tendo várias crises e eu vinha sofrendo com isso, tendo que vir para o hospital com frequência, tomar remédios, o que atrapalhava inclusive no meu trabalho e agora vim aqui para resolver essa questão com essa cirurgia”, disse ele.

O diretor do hospital, Fábio Cardoso, avaliou o final de semana como muito positivo e produtivo. “Além de dar conta de nossa demanda cotidiana, com mais de 400 consultas médicas, ainda conciliamos a nossa prestação de serviço com as cirurgias do Opera Paraíba que foram todas realizadas sem nenhuma intercorrência, o que nos deixa com a alegre sensação do dever cumprido e bem feito”, finalizou o diretor.

SECOM/PB

Foto: Catolé News

Veja Também

Em Pombal: Policiais Civis prendem, em flagrante, suspeito de agredir a ex-companheira na manhã desta quarta-feira

Na manhã de hoje, 12 de junho, data em que se é comemorado o Dia ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.