A Paraíba realiza neste sábado (18), em todos os municípios do estado, o “Dia D de Vacinação contra a Influenza”. O objetivo é ampliar a oferta da vacina da influenza e melhorar as coberturas nos 223 municípios.
O estado está com 36,91% do público vacinado contra a gripe e aparece em segundo lugar no país (o Rio Grande do Sul tem cobertura de 37,33%), mas ainda está muito longe de atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de cobertura de 90% do público alvo.
Este vai ser o segundo Dia D da campanha. O primeiro aconteceu em 13 de abril. As ações estão dentro da “Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza” que vem sendo realizada em todo o Brasil, no período de 18 de março até o próximo dia 31 de maio.
O público-alvo da campanha na Paraíba corresponde a 1.564.374 pessoas. Até agora, foram vacinadas 530.677.
Quem podem se vacinar
- Idosos
- Crianças
- Gestantes
- Indígenas
- Puérperas
- Pessoas com deficiência permanente
- Trabalhadores da saúde
- Professores do ensino básico e superior
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- Quilombolas
Incentivo financeiro
Por meio da portaria nº 574, de 7 de maio de 2024, o Governo da Paraíba instituiu um incentivo financeiro de R$ 500 por sala de vacina aos municípios que alcançarem a meta de 90% na Campanha de Vacinação de Influenza 2024, atingindo, obrigatoriamente os grupos prioritários formados por idosos e crianças também com 90% da meta alcançada.
O valor total da premiação por município será limitado a R$ 659,5 mil, considerando o total de 1.319 salas ativas. A verba será transferida diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde.
Em João Pessoa, a mobilização vacinal vai ser contra a influenza, mas também contra dengue, Covid-19 e também vacinas que integram o Calendário Nacional de Imunização para atualização da caderneta.
Já em Campina Grande, a ação se inicia na Feira da Prata, a partir das 8h, e conta com 67 pontos de vacinação distribuídos por toda a cidade. Além da vacina contra a influenza, alguns pontos de vacinação oferecerão a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.
g1
Foto: Daniel Castellano/SMCS